Autor: Stephen Chbosky
  Editora: Rocco
  Gênero: Romance
  Páginas: 223
  Avaliação: ★★★★★(5/5) <3 <3 <3


"Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, As vantagens de ser invisível reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.

As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir “infinito” ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.

Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo."
Sabe quando o livro é ótimo, perfeito, maravilhoso e você não sabe como começar uma resenha? Estou assim hoje chuchus, então vamos lá. 

No livro conhecemos Charlie adolescente de 15 anos que está cursando o primeiro ano do ensino médio e começando a amadurecer descobrindo e explorando os lados  bons  e o ruins da vida. Charlie é um adolescente solitário e sem amigos, enfrentando algumas barras que a vida lhe proporcionou como o recente suicídio de seu único melhor amigo e com a morte de sua tia e única melhor amiga. 

Todas as suas experiências Charlie nos conta por meio de cartas enviadas a um amigo anônimo.  A vida normal de expectador de Charlie dá uma reviravolta quando conhece Sam e Patrick e começa a ser protagonista da vida que antes era espectador.

“A gente aceita o amor que acha que merece.”

Antes de conhecer Sam e Patrick Charlie só tinha uma pessoa para conversar seu professor Bill que sempre dá vários livros para ele ler, assim ocupando seu tempo sozinho acompanhado de muitas ótimas estórias. Os pais o tratam com extrema cautela, o irmão está na faculdade ocupado demais para a família, a irmã tem seus próprios problemas, e Charlie não tem ninguém com quem contar além de seu amigo anônimo a quem ele manda várias cartas contando suas experiências e o professor Bill e seus livros.

Amigos, festas, amor e novas experiências tornam-se parte de sua vida logo que Sam e Patrick chegam. Charlie logo começa a aproveitar a vida como merece, mas sem esquecer de seus problemas e tomando a dos outros para sí próprio. 

"Ele é invisível. (...) Você vê as coisas. Você guarda silêncio sobre elas. E você compreende."

As vantagens de ser invisível foi para mim um livro único, surpreendente e envolvente de modo que eu achava participar de todos os momentos que Charlie vive.

O autor sabe como proporcionar a nós leitores novas experiências conhecemos todos os detalhes de Charlie e seus amigos.

O livro não é pra ser lido é para ser sentido e no final você se sentirá infinito! Esse livro é para ser lido uma vez só, para quem curte estórias de adolescentes desajustados As Vantagens de ser invisível é um prato cheio. 

Acho que já perceberam que o livro entrou para minha lista de favoritos né assim como o filme que eu também amei, mas não tanto quanto o livro <3

Musica que define o livro


O livro é puro amor, leiam sei que não irão se arrepender. 
3° livro da maratona #eusoudoidera. 


8 Comentários

  1. Uau., Se entrou para a sua lista de favoritos,deve ser bom mesmo. Ainda não li o livro, só vi o filme. Você já viu? Pode me dizer se achou a adaptação fiel?

    Adorei as citações <3

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom sim! O filme é bom mas como sempre faltam algumas coisinhas né rs?!
      Obrigada pela visita!
      Beijooos

      Excluir
  2. Ameiii sua resenha e MORRO de vontade de ler este livro, agora tenho mais vontade ainda!

    Milena
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia logo é muito bom, no final senti uma depressão de leve rs
      Beijoos

      Excluir
  3. Já li o livro e ele é incrível, né??? Ótima resenha.

    Beijos,

    www.falandoemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Legal! Estou lendo o livro, mas em ritmo menos acelerado, demorei a pegar o ritmo da leitura, também me surpreendi coo o contexto da história, pois ñ havia lido nenhuma sinopse ou resenha antes de aderir a leitura, porém ouvir falar muito desse livro. Em fim estou quase na metade, espero gostar do fim...

    Beijos, e parabéns pelas ótimas resenhas! ^^
    www.depoisqueeumudei.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Não li o livro mas vi o filme. Realmente é demais! Sem contar com a música do Bowie.. Amo!!

    Beijos!

    www.biquinidebolinha.com

    ResponderExcluir