Autor: Markus Zusak
  Editora: Intrínseca
  Gênero: Drama
  Páginas: 480
  Avaliação: ★★★★★ (5/5)



"Quando a Morte conta uma história você de parar para ler."


  • Uma menina
  • Algumas palavras
  • Um acordeonista
  • Uns alemãs fanáticos 
  • Um lutador judeu
  • E uma porção de roubos
A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler.
Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade.
A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto – e raro – de crítica e público.


Durante uma de suas passagens pela Alemanha recolhendo almas a morte se depara com Liesel Meminger em um cemitério enterrando seu irmão com sua mãe biológica. Liesel acaba roubando o "Manual do Coveiro" que o coveiro deixou cair na neve produzindo seu primeiro roubo. Liesel é levada por sua mãe a uma cidadezinha para deixá-la com uma família para ser adotada, se separando se sua mãe biológica para sempre. Hans e Rosa Hubermann seus novos pais. Com sua nova família Liesel começa a ir a escola e aprende a ler e escrever. Logo cria amizade com Rudy Steiner seu novo vizinho e melhor amigo acompanhando-no para todo o lugar.
A Morte narra 4 anos acompanhando de perto a tragetória de Liesel onde ela rouba livros, aprende muito com eles, acolhe um judeu em casa em plena Segunda Guerra Mundial. A morte também percebeu que por onde Hitler passava deixando sua marca Mortes.

Decididamente, eu sei ser animada, sei ser amável. Agradável. Afável. E esses são apenas os As. Só não me peça para ser simpática. Simpatia não tem nada a ver comigo.

Tenho esse livro a mais ou menos 2 anos e nunca tive interesse para ler, achei que seria algo macabro morri de medo logo que li que a morte que narraria a história, mais agora com o lançamento a adptação pro cinema li resenhas para saber do que se tratava e tomei coragem para ler. Confesso que nesses 2 anos perdi uma grande e incrível história. Me apeguei aos personagens demais, também confesso que estou meio que com ressaca literária e olhem que isso nunca me aconteceu. A Morte é simples porém muito descritiva contando o que sente o que vê recolhendo as almas, desde o odor de cada alma até a cor que o céu está no momento que recolhe as almas. Liesel tem um amor pelos livros antes mesmo de aprender a ler, depois que aprende quer mais e mais assim como nós que somos viciados em livros rs. Markus Zusak é um excelente autor como perdi tanto tempo sem ler suas obras, o modo que ele incorpora cada sentimento de personagem, o modo que nos surpreende, o modo que nos choca. A Menina que Roubava Livros é realmente espetacular 5 estrelas para o livro que acaba de entrar na minha lista de queridinhos.

Agora com sua adaptação ao cinema quem vai lá ver? Já sei que vou chorar muito okay.
Vejam o Trailer!




4 Comentários

  1. Oi Paully! Tudo bem amor?
    A minha relação com esse livro é um puco diferente da maioria, eu quando li esse livro, não gostei nada. Não me lembro quasr nada da história!
    Mesmo assim, darei uma nova chance ao livro em breve!
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    www.trocandoconceitos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A Menina que roubava livros é um dos livros mais lindos que li em todos os tempos.
    Não assisti o filme ainda, mas pelo que dizem fez jus ao livro ♥

    BeijosMil.
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Hullo!
    Eu simplesmente não li esse livro ainda, justamente pelo fato de que eu não curto poesia. E nas primeiras paginas tem muito disso, e me incomodou um pouco, e eu abandonei o livro. Mas agora, acho que pelo menos o filme eu vou pagar para ver, parece ter sido muito bem dirigido e alguns fãs gostaram dele.
    Beijos
    http://leituraassidua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Li,é maravilhoso. O filme tem muitas similaridades com o livro,simplesmente amei !

    ResponderExcluir