Olá meus queridos leitores hoje trago á vocês, uma entrevista com a mais nova autora parceira do GA a Carla Pacheco autora do livro Perfume de Hotel. ♥


  •  Quando começou a escrever?
Sou médica. A primeira vez que disse que queria ser médica eu tinha 3 anos de idade. A medicina sempre foi o meu foco, mas digo no meu livro que “a proximidade dos meus 40 anos, a saída dos ‘inta’ e a entrada em definitivo nos ‘enta’, a briga como meus hormônios, e um outro olhar sobre as minhas expectativas e projeções futuras, estavam mexendo demais comigo, despertando-me a urgência por fazer as outras coisas que também me dão prazer e que simplesmente ficaram em suspenso”. Amo viajar e escrever, então, por que não? Desde pequena eu gosto de me sentar para escrever, amo essa intimidade com o papel. Erasmo de Roterdã disse uma vez que “o gosto pela escrita cresce à medida que se escreve”, e foi isso, esse prazer acabou se tornando realmente uma necessidade pra mim.

  • Quando e como surgiu a ideia de escrever?
Nada foi planejado, simplesmente aconteceu.
Viajei para Curitiba no final de novembro de 2012 e uma reportagem na revista TAM nas Nuvens chamou minha atenção para o livro da escritora Martha Medeiros, “Um Lugar na Janela – Relatos de Viagem”, recém-lançado. Fui atrás, comprei e devorei cada página desse livro e, ao final, decidi que era isso que queria fazer. Já estava com uma viagem marcada para NYC para janeiro de 2013 e fiz dela o meu estopim.

  •  Você se inspirou em alguém ou alguma obra quando criou seus personagens?
Vou responder como Fernando Pessoa disse uma vez: ”Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo”. Não existem personagens, apenas atores da vida real. Escrevo na primeira pessoa, é assim que gosto de me comunicar. Falo do que sinto, do que vivo, do que penso, na ótica que enxergo a vida.

  •  Alguém te ajuda a escolher os nomes dos seus livros?
Não. Perfume de Hotel já nasceu para ser uma série de livros. E, no primeiro dessa série, Perfume de Hotel-Nova Iorque, digo logo início que: “Gosto de dizer que os três melhores cheiros são o de um excelente perfume francês, perfeito para a ocasião, que combine com a nossa pele, nossa roupa, e que traduza nossa personalidade; cheiro de carro zero, que tenho certeza, poderia me deixar rica se conseguisse engarrafar, e como diria meu cunhado,
teria escrito em seu rótulo ‘Se fui pobre, não me lembro’; e cheiro de quarto de hotel, isso mesmo, este cheiro que remete a prazer, a novas experiências, a sonhos realizados”. Por isso o nome do livro.

  •  Você acha que a literatura nacional está crescendo?
Não tenho a menor dúvida disso!
Recentemente a Market Research World publicou o Índice de Cultura Mundial, ranking que refere à relação de diversos países, ou melhor, de sua população, com diferentes hábitos culturais, entre eles a leitura, e o Brasil está no 27º lugar nesse ranking. O brasileiro lê muito pouco, em média, apenas 3 a 4 livros por ano, mas, na contramão disso, a produção de livros no Brasil só cresceu nos últimos anos. Somos o nono maior mercado editorial do mundo. Livros nós temos, então, cadê os leitores? É preciso que, cada vez mais, desde cedo, a gente incentive as crianças a lerem, é preciso criar o hábito da leitura, mostrar o quanto pode ser prazeroso. Quem gosta de ler, ouve melhor, pensa melhor, faz melhor, consequentemente, seremos um país melhor. Para isso, mais do que falarmos, é preciso que sejamos exemplo. Séneca - um dos mais célebres escritores do império romano - já dizia: “O homem acredita mais com os olhos do que com os ouvidos. Por isso, longo é o caminho através de regras e normas, curto e eficaz através do exemplo”.

  •  Qual foi a maior dificuldade que você enfrentou para publicar seu primeiro livro?
Sinceramente, não tive dificuldade para publicar. Encaro mesmo como desafiador é o fazer o livro acontecer. Tudo bem, você publicou, mas e aí? E aí que, se o autor não viver o livro ele não acontece. Isso é o mais difícil. Ser bom só não basta, não é o suficiente. Tem muita coisa boa por aí e nem por isso despontou no mercado. Você tem que acreditar, querer muito, correr atrás, não ter medo de levar um sonoro “NÃO”, errar o mínimo possível diante das muitas decisões que terá que tomar, e estar no lugar certo, na hora certa.

  •  Qual seu principal objetivo com o livro?
Falar para muitas pessoas e com muitas pessoas. Quero chegar muito longe com minha escrita e quero estar cada vez mais próxima do leitor.

  •  Para finalizar, quais são os planos para sua carreira em 2014/2015? Pretende trabalhar em novas obras?

Ainda esse ano lanço o segundo perfume dessa série de livros; estou participando da “Antologia dos Escritores da Língua Portuguesa 1”, que será lançada agora em setembro na Feira Literária de Gotemburgo, na Suécia; mas meus sonhos, projetos, minha listinha de desejos, vão muito além, então, vem mais coisas esse ano ainda. Para 2015, o que posso adiantar por hora, é que vou lançar a primeira coletânea das minhas crônicas.


E ai leitores? Gostaram da entrevista? Me contem nos comentários e fiquem com a sinopse do livro que em breve será resenhado aqui no GA!


Sinopse: Quem não ama um bom perfume? O perfume imprime o resultado da combinação entre a essência e a nossa pele, e é isto que dá o toque final a cada fragrância, que deixa no ar uma memória sem par de nós, e desperta para cada um diferentes sensações. PERFUME DE HOTEL traz em suas notas as impressões únicas e o aroma de cada lugar na visão da autora, que traduz de maneira deliciosa, leve, bem humorada, e rica em detalhes, os prazeres e descobertas dessa magia que é viajar, para quem gosta de conforto e sofisticação, mas sabe desfrutar dos pequenos prazeres, aprecia os detalhes, e se entrega as emoções de viver e partilhar recordações. Você não vai resistir ao poder do perfume!
skoob 


4 Comentários

  1. Que entrevista bacana, gostei de conhecer mais sobre a autora, o livro parece ser muito bom.
    Beijos.
    http://www.marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vinicius!
      Embarque comigo nessa viagem de muitos aromas, sabores...
      Espero que goste bastante da leitura!

      Excluir
  2. Oi Paully! Achei muito diferente a sinopse do livro, deve ser bacana. Curti a entrevista também, a autora parece ter uma essência única (perdoe o trocadilho, hahah)

    Beijos,
    Marlon - http://viva1livro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marlon!
      Hummm... vai ter que conferir então.
      Me diz depois o que achou 😉

      Excluir