Autor: Veronica Roth
  Editora: Rocco
  Gênero: Distopia
  Páginas: 502
  Avaliação: ★★★★★ (5/5)




Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Aos 16 anos todos os jovem passam por um teste de aptidão que irá decidir em qual facção irão viver. Beatrice a protagonista nasceu e foi criada na facção Abnegação, mas quando passa pelo teste o qual deveria decidir qual facção ela se parece mais. 
O teste de aptidão de Beatrice não tem o resultado esperado pois não decide qual facção ela entrará fazendo dela uma jovem Divergente. No mundo onde Bea vive ser um Divergente é sinal de morte, desde então ela luta para esconder isso. 
Beatrice deve escolher entre continuar em sua facção onde tem sua família ou ir para outra que mais assemelha a seu perfil, dependendo da sua escolha ela pode nunca mais ver sua família. Mas a escolha não faz os jovem entrarem automaticamente antes de serem realmente aprovados todos passam por uma iniciação que é diferente a cada facção.
 Se o jovem não conseguir ser iniciado passa a ser um sem-facção que é equivalente a andar nas ruas sem abrigo ou comida como um invisível para o resto da população. 
Bea escolhe a facção da Audácia a mais perigosa e que requer mais coragem, logo quando escolhe a Audácia como sua nova casa Tris(como agora é chamada) passa por muitos testes de iniciação pondo sua vida e dos outros iniciados em risco. 

Divergente me prendeu desde as primeiras páginas me fazendo querer saber logo do final, Veronica Roth descreve muito bem as cenas de ação fazendo o leitor se sentir parte da história. Vivemos na pele de Beatrice que narra toda a história.
 Adiei um pouco a leitura por não ter o livro físico aqui, mas com o lançamento do filme se aproximando fui obrigada a ler logo pelo celular, nunca pensei que me apegaria tanto a história e tanto me surpreenderia também. Estou muito ansiosa com o filme espero que a adptação não me decepcione.
 Quando estava lendo envolvida no livro só conseguia pensar : QUANTO TEMPO DE MINHA VIDA EU PERDI SEM CONHECER ESSA MARAVILHOSA HISTÓRIA? 5 estrelas ainda é pouco para Divergente, vou logo correr pro celular e começar a ler Insurgente o segundo livro da Trilogia e espero ganhar o físico Convergente para ter pelo menos um na estante <3

Agora fiquem com o trailer 



6 Comentários

  1. Ainda não li esse livro e não sabia que a história era tão interessante assim, gostei.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu sou daquelas bem complicadas de agradar quando o lance é distopia. Mas confesso que a autora me pegou de jeito com essa. Não é melhor do que Jogos, para mim, mas é um baita livro bom! Cinco estrelas merecidas.
    Gostei mais do primeiro do que do segundo livro da série, tirando o final de Insurgente, que é simplesmente... OMG!
    Enfim, esperando ansiosa pelo Convergente. E quando digo ansiosa, é ansiosa mesmoooo!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de ler hj Divergente postei a resenha e já comecei Insurgente o ruim de ler no celular é só a dor de cabeça mas não to nem ligando pq a história é ótima <3
      bjs

      Excluir
  3. Hey!
    Eu comecei a trilogia tem média de uma semana, e estou super ansiosa para começar Insurgente. A trilogia é realmente muito bem estruturada e com ótimas frases conectadas, assim como sua resenha.
    Beijos.
    Tá rolando promoção lá:
    http://leituraassidua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já comecei Insurgente e é demais. Estou amando a trilogia realmente ela me pegou de jeito rs. Leia sim!
      bjs

      Excluir